segunda-feira, 20 de junho de 2011

Flox_7° e 8° Tom (Conclusão)

A história verde se passa na Inglaterra, durante a Revolução Industrial. Seu tema é a "apatia", e fala da mecanização da vida. É mostrada a forma miserável dos trabalhadores explorados pela indústria têxtil, que não tinham nenhuma perspectiva de vida. A poesia é construída utilizando vocábulos que ligam o corpo humano com a máquina, fazendo uma alusão a mecanização da vida. Esta história, na qual os personagens não têm nenhum anseio além de continuar funcionando, se contrapõe com a da amarela, na qual a protagonista vive em função de um grande sonho e se sacrifica para realizá-lo.

A última história é a preta, e esta apresenta uma conclusão: todo o final de um ciclo anuncia  início de outro. A poesia segue o esquema inverso da poesia branca: os versos começam maiores e vão diminuindo. O tom vai passando de preto para o branco, a cor que iniciou tudo. A história se passa no Japão e fala de mudanças drásticas que anuncia um novo ciclo.

Como pode ter sido observado aqui, as histórias variam quanto ao espaço e o tempo em que acontecem. Tentamos desta forma mostrar que o impulso da evolução (que é basicamente a mudança de um estado para outro) esta presente em todos os povos em todos os tempos; que esta é uma característica inerente da humanidade e que pode ser levada por diversos motivos (os subtemas do livro).






























Nenhum comentário:

Postar um comentário